CREATE

Cria uma nova tabela em uma base de dados (database). Os atributos obrigatórios são database e type. O database é o nome da base de dados,e table que é o tipo da tabela (user, item ou interação). Para os tipos "user" ou "item", os campos columns e primary key precisam ser preenchidos. O campo columns indica as colunas da tabela com seus respectivos tipos. O tipo set requer que seja especificado o tipo dos objetos que serão armazenados no conjunto. O campo primaryKey especifica a coluna que será utilizada como chave primária. Só pode haver 1 tabela de cada tipo.

ALTER

Modifica a estrutura de uma tabela, adicionando ou removendo colunas em uma tabela. Ao remover as colunas de uma tabela, os dados armazenados nesta coluna também são removidos. Apenas tabelas dos tipos User (usuário) e Item (item) podem ser modificadas.

ADD

Adiciona dados (registros) em uma tabela.

UPDATE

Atualiza dados (registros) de uma tabela.

REMOVE

Remove dados (registros) de uma tabela.

SELECT

Seleciona (lista) dados (registros) de uma tabela. Os itens retornados são aqueles que atendem ao critério de busca.

REKKO

Recomenda itens para um dado registro de uma dada tabela. Os atributos to e toId identificam a tabela e o id do item para o qual a recomendação deve ser gerada. O atributo from indica a origem (tabela) dos itens que serão recomendados e atributo k indica a quantidade de itens retornados na recomendação (o valor máximo para o valor de k é 100). Os demais campos são opcionais: 1) diversity: valor entre [0.0,1.0] indicando o grau de dissimilaridade entre os itens retornados quanto maior, mais diferentes são os itens entre si; 3) where: permite filtrar (remover) itens que não atendem a um determinado critério (ex: antigos ou com preço muito baixo) e 4) columns: colunas da tabela especificada em "from" que serão retornados.